Praias:  Guaratuba tem 22 Km de belas praias, entre elas estão a praia Central, Prosdócimo, Turcos, Cristo, Brejatuba, Paraguaios, Bonança, Estoril, Eliana, Nereidas, Coroados, Barra do Saí, Caieiras e Prainha.

Morro do Cristo: Ponto turístico mais visitado da cidade, para chegar ao topo sobe-se 200 degraus. Com o Cristo abençoando Guaratuba. A vista é maravilhosa.

Baía de Guaratuba: Um passeio imperdível é o de barco pela fabulosa baía de Guaratuba. Rios, ilhas, mangues e muitas belezas naturais. A paisagem ganha contornos ainda mais estonteantes na hora do pôr do sol. Com um pouco de sorte pode-se avistar bandos de Guarás repousando ou sobrevoando os mangues. (veja 1º vídeo ao lado)

Parque Natural Municipal Lagoa do Parado: Lugar de beleza espetacular, o acesso é feito de barco através da baía de Guaratuba. A lagoa é formada por uma enorme área verde alagada e uma exuberante vida selvagem, faz lembrar o pantanal. A Lagoa é um importante berçário natural, onde se pode encontrar a capivara, o jacaré do papo amarelo, lontra, cutia, paca, muitas espécies de peixes e aves, tais como: O biguá, a garça, o pato d`água, a marrequinha do brejo entre outros.

Salto Parati: Inserido no Parque Nacional de Saint_Hilaire/Lang,  o salto Parati apresenta uma linda cascata de água cristalina, formando uma belíssima lagoa. para se chegar lá é preciso caminhar por trilha dentro da mata. (veja 2º vídeo ao lado)

Nota: nesta página inserimos link de vídeo de vários autores, os quais utilizamos como Uso Justo, com fins educativos e informativos e damos todos os créditos a seus autores: Pesca Dinamica, RPC, Fabio B. Simioni de Freitas, Luiz Augusto Lima, Cristofer Diego Beraldi Martins, TVCI, Heitor Forlani, Verinha Domakoski.